Cidade de Campinas é rica em áreas verdes

Cidade de Campinas é rica em áreas verdes

Para os visitantes que chegam à cidade através do Terminal Intermodal Ramos de Azevedo por motivos de lazer ou turismo, vale aproveitar as nossas dicas de como aproveitar as atrações e os serviços que a localidade dispõe.

Considerada uma das cidades mais ricas do país, Campinas é sede de diversas empresas de tecnologia e indústrias de importantes setores e possui uma vida cultural intensa. Além construções de valor histórico e museus, a cidade é conhecida por ter belas áreas verdes, que merecem ser conhecidas.

Um de seus pontos turísticos mais famosos é a Lagoa do Taquaral, localizada no maior parque da cidade e que tem como principal atração uma réplica da Caravela Anunciação, embarcação usada por Pedro Álvares Cabral em sua vinda ao Brasil. O parque também possui ciclovias, locais para piquenique e pedalinhos. Ali também funciona o Museu Dinâmico de Ciências, que aos domingos oferece apresentações no Planetário.

Outro local que recebe muitos visitantes é o Bosque dos Jequitibás, uma das maiores áreas de lazer da cidade, com 10 hectares de reserva florestal nativa e um zoológico com 300 espécimes de aves, répteis e mamíferos. O bosque também abriga o Museu de História Natural, o Aquário Municipal, o Teatro Carlos Maia, especializado em teatro infantil, e a Casa do Caboclo, réplica de uma moradia rural construída em pau-a-pique.

O Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim possui, além de áreas verdes, um conjunto de construções do século 19 tombadas como patrimônio histórico. Entre elas estão o casarão e a capela da antiga fazenda Mato Dentro, que hoje fazem parte do Museu Histórico Ambiental, que desenvolve programas de educação ambiental na região. Os visitantes também podem utilizar as quadras poliesportivas, pista de corrida, área de piquenique ou percorrer uma das trilhas de caminhada.

A cultura cafeeira do estado de São Paulo pode ser conhecida em um passeio a uma das fazendas da região. Uma das mais conhecidas é a Fazenda Tozan, que recebe todos os dias grupos de turistas para conhecer o processo de cultivo e degustar o café produzido no local. A fazenda fica na rodovia Doutor Governador Adhemar de Barros, km 121 (pista Mogi-Mirim/Campinas).

Pesquise sua passagem de ônibus